Hidrolatos: O que são e para que servem?
A Aromaterapia vai muito além da utilização dos Óleos Essenciais. Ainda que estas incríveis gotas naturais constituam um papel muito importante no universo desta terapia natural, é fundamental estudares também os Óleos Vegetais e os Hidrolatos.
Se o teu contacto com a Aromaterapia é recente a Wulu convida-te a ler este pequeno guia introdutório (clica aqui) sobre para servem os Óleos Essenciais e como os deves utilizar antes de avançares com a leitura deste artigo sobre os Hidrolatos!
Também conhecidos como águas florais, os Hidrolatos são um subproduto da extração dos Óleos Essenciais por destilação a vapor de água.
São extremamente ricos em propriedades terapêuticas, mas que não são completamente idênticas ao Óleo Essencial que lhe corresponde.
Os hidrolatos são naturalmente mais suaves do que os Óleos Essenciais e, por esse motivo, podemos aplicá-los diretamente na pele. São também mais seguros de utilizar, sendo boas opções nos grupos de risco como grávidas, crianças, etc.
Desde que não contenham conservantes na sua composição, os hidrolatos podem ser ingeridos. Nessa situação deverá constar na embalagem a indicação para “Uso Oral”.
As aplicações dos hidrolatos são imensas! Sabias que são excelentes aliados no equilíbrio emocional?
Mas é pela sua capacidade de higienizar, acalmar e regenerar a pele que os Hidrolatos se destacam, atuando como ótimos tónicos faciais, por exemplo.
De seguida a Wulu partilha contigo 5 sugestões de Hidrolatos para teres em casa. No entanto, deves analisar primeiro as tuas necessidades de forma a escolheres os que verdadeiramente te podem ajudar!
Dependendo da finalidade, podes utilizar cada um destes Hidrolatos, por exemplo, aplicando no rosto como loção ou vaporizar a uma distância de 20cm e limpar com um algodão.
Dá entusiasmo, autoestima, equilíbrio;
Desenvolve a criatividade;
Controla o acne e a produção de sebo;
Atua como regulador hormonal.
Muito útil em picadas de insetos e feridas, acalma e suaviza a pele.
Situações de ansiedade, fadiga, depressão, nervosismo;
Ideal para queimaduras superficiais, vermelhidão e eritemas (eritema da
fralda, assaduras);
Bom desmaquilhante;
Ajuda a acalmar a irritação do couro cabeludo.
➜ Hidrolato de Hortelã-pimenta
Atua como digestivo;
Alivia náuseas e enxaquecas;
Regula sebo da pele, acne.
Stress, insónia, nervosismo;
Eleva a vibração energética;
Limpa e tonifica todos os tipos de pele e estimula o processo regeneração.
Indutor de sono, relaxante, calmante;
Em estados de choque, luto, esgotamento profissional, fadiga e insónia;
Diversas perturbações emocionais.
Agora que chegámos ao final deste artigo ficas-te a conhecer as propriedades e aplicações terapêuticas de alguns Hidrolatos, mas existem muitos mais!
Dedica-te a estudar a Aromaterapia em profundidade e verás como podes melhorar significativamente a tua qualidade de vida e das pessoas que te rodeiam de forma 100% natural!
Desde que saibas o que estás a fazer, a Aromaterapia é para todos. Mas como em tudo, é necessário proceder com segurança – em caso de dúvida não utilizes! Estuda ou procura alguém com conhecimento profundo para te ajudar.
Se precisares de algum dos produtos que te indicamos podes encontrá-los a todos no site da WULU! (basta clicares sobre cada um dos produtos sublinhados).
Este artigo tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.
0 comentários no artigo Aromaterapia na Saúde da Mulher