Como fortalecer o Sistema Imunitário
O Sistema Imunitário é essencial para que o teu organismo se consiga defender da ação de agentes nocivos à saúde, como bactérias, vírus e fungos com os quais estás constantemente em contacto.
É o sistema imunológico que determina a tua vulnerabilidade face às doenças e infecções por isso, quanto mais em baixo está o teu Sistema Imunitário, maior é a probabilidade de ficares doente!
Manter um Sistema Imunitário forte deve ser uma “preocupação” transversal a todas as estações do ano, mas com a chegada dos meses mais frios é muito frequente haver um reforço da chamada de atenção para esta questão fundamental para a saúde e bem-estar geral de adultos e crianças.
Existem algumas formas bastante simples de promoveres a tua saúde, começando obviamente pela alimentação: tal como nas restantes estações do ano, com a chegada do outono dá preferência ao consumo dos alimentos característicos desta estação.
Inclui na tua dieta batata doce, abóbora, cenoura, beterraba, laranja, romã e dióspiro, pois estes alimentos ativam o sistema imunitário e melhoram a defesa do organismo. Procura aumentar o consumo de vitamina C, para estimular a resistência às infeções respiratórias tão comuns nesta altura do ano, através do consumo de verduras como espinafres, couve e outros vegetais de folha verde.
Para além da alimentação, recorrer à suplementação pode ajudar-te a reforçar o sistema imunitário de forma mais eficiente.
Outra forma bastante importante de manteres o teu sistema imunitário forte e saudável é através da prática de exercício físico regular. Quantas vezes já ouvimos a conhecida expressão “Mexer-se 15 minutos por dia não sabe o bem que lhe fazia!” Isto significa que não importa a atividade que escolhes praticar, pois mesmo que faças apenas uma pequena caminhada por dia, o importante é que te movimentes todos os dias! E de preferência ao ar livre!
A Vitamina D que recebemos da exposição solar é essencial para teres uma vida saudável e equilibrada e também contribui para manter o sistema imunitário forte!
É muito importante garantires que não careces desta vitamina, de forma a prevenires complicações de saúde. Sabias que, inclusive, existem vários estudos que relacionam a falta de vitamina D com o desenvolvimento da depressão?
Em alguns casos apenas o sol não é suficiente. Baixos níveis de vitamina D são muito frequentes durante os meses de inverno, afetando principalmente as pessoas que vivem nos países mais a norte da Europa, por serem locais que apresentam um número reduzido de horas de sol. Nestes casos, por vezes, é recomendado recorrer à suplementação.
Outra forma natural para fortaleceres o teu Sistema Imunitário é através do uso dos Óleos Essenciais.
Coloca a seguinte sugestão de sinergia no teu difusor para beneficiares das propriedades antibacterianas, antivíricas, antifúngicas, antiséticas e imunoestimulantes destes Óleos Essenciais:
5 gotas de Óleo Essencial de Árvore de Chá + 5 gotas de Óleo Essencial de Limão + 5 gotas de Óleo Essencial de Tomilho.
E não te esqueças que uma grande fatia do nosso bem-estar depende do descanso de qualidade, que por vezes acabamos por desvalorizar, mas “um bom descanso é metade do trabalho.”
Mesmo que tenhas mil e uma coisas para fazer, se não te permitires descansar e manter uma boa higiene de sono, eventualmente as consequências irão começar a manifestar-se.
O nosso corpo está constantemente a dar-nos sinais de alerta, basta escutá-lo com atenção. Se te identificas com alguns dos seguintes sinais que te apresentamos, é bem provável que o teu corpo te esteja tentar dizer que algo não está bem!
➜ Cansaço constante e sonolência
➜ Sensação de mal-estar geral
➜ Dores no corpo e de cabeça
➜ Gripes ou constipações frequentes, mãos frias constantemente
➜ Queda de cabelo e/ou unhas fracas
➜ Infeções na pele
➜ Problemas intestinais
➜ Candidíase
Não te esqueças de cuidar de ti, emocional e fisicamente, de dentro para fora. Só tens um corpo que te acompanha ao longo de toda a vida. O teu corpo é a tua casa.
Se precisares de algum dos produtos que te indicamos podes encontrá-los a todos no site da WULU! (basta clicares sobre cada um dos produtos sublinhados).
Este artigo tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.
0 comentários no artigo Aromaterapia na Saúde da Mulher