Como cuidar do Cabelo com produtos naturais?
Ter um cabelo bonito e, acima de tudo, saudável é algo que todas as pessoas procuram manter. O cabelo tem funções muito importantes tais como a proteção contra a radiação solar, a ação de perceção de sensibilidade e a diminuição do atrito com a pele, entre outras.
Tal como a pele, o cabelo também é um reflexo do teu interior, pelo que a melhor forma para cuidares de ambos começa por manteres um estilo de vida saudável no que toca à alimentação, ingestão de água adequada e prática de exercício físico regular – todos estes hábitos são essenciais para melhorares a aparência do teu cabelo!
Para além disso e, uma vez mais, tal como a pele, existem vários tipos de cabelo e cada um requer cuidados específicos.
É fundamental utilizares produtos adequados ao teu tipo de cabelo pois, por exemplo, se o teu cabelo tem tendência mais oleosa não fará sentido aplicares produtos para cabelo seco e vice-versa! Pode parecer algo bastante óbvio mas que muitas vezes algumas pessoas acabam por se “esquecer” ou não dar a devida atenção aos produtos que utilizam.
E por falar em esquecimentos, para além dos cuidados com os fios de cabelo, é muito importante cuidares do próprio couro cabeludo!
Os produtos convencionais vulgarmente encontrados nos super e hipermercados podem ser muito agressivos para o teu cabelo (couro cabeludo e fios), pelo que o ponto de partida para melhorares a sua aparência deve passar pela mudança para produtos de origem biológica!
Se as estes produtos adicionares as propriedades dos Óleos Essenciais, os resultados podem ser incríveis! Estes vão ser um importante aliado para manteres a saúde do teu cabelo e ajudar a tratar alguns problemas relacionados como a oleosidade, pois permitem equilibrar as glândulas sebáceas o que faz com que o cabelo não fique demasiado seco, nem demasiado oleoso, ou até mesmo ajudar a combater a queda de cabelo.
Todos os dias perdemos cerca de 100 fios de cabelo e não é preciso andares a contá-los para conseguires perceber se o teu cabelo anda ou não a cair em excesso.
A queda acentuada de cabelo afeta a autoestima de homens e mulheres e pode resultar de vários fatores, sendo os mais comuns o stress e a ansiedade!
Para combater a queda de cabelo deves começar pela alimentação, priorizando o consumo de alimentos ricos em proteínas e em vitaminas do complexo B.
Para além disso, existem alguns Óleos Essenciais bastante eficazes no tratamento da queda de cabelo (e na prevenção da queda também) e na estimulação do seu crescimento.
Se sofres com este problema, a Wulu deixa-te uma sugestão de champô para a queda de cabelo que te pode ajudar:
A 250ml de champô obrigatoriamente Biológico, adiciona os seguintes Óleos Essenciais: 20 gotas de Alecrim, 10 gotas de Cedro, 10 gotas de Hortelã-Pimenta, 10 gotas de Ciprés e 5 gotas de Eucalipto.
➜ Mistura o champô com os Óleos Essenciais num recipiente de vidro, com uma espátula de madeira (não coloques diretamente no frasco do champô, pois os Óleos Essenciais corroem o plástico).
➜ Depois de misturados os ingredientes, volta a verter para dentro da embalagem do champô.
➜ Antes de cada utilização agita o frasco e lava normalmente o cabelo.
E para que o teu cabelo volte a crescer forte e saudável, Wulu deixa-te uma sugestão de um sérum para crescimento:
A 50ml de Óleo vegetal de Rícino + 50ml de Óleo vegetal de calophyllum, adiciona os seguintes Óleos Essenciais: 10 gotas de Alecrim, 10 gotas de Ylang-ylang e 5 gotas de Lavanda.
➜ Aplica no couro cabeludo massajando, dia sim, dia não.
➜ Deixa no mínimo 1 hora ou dorme com o sérum e retira pela manhã, lavando com o champô bio.
Outra sugestão para estimulares o crescimento do cabelo é aplicares diretamente nas zonas com maior queda 3 a 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda ou de Hortelã-Pimenta, fazendo uma massagem vigorosa.
A própria massagem é uma forma de estimulares a circulação sanguínea no couro cabeludo e quando complementada com os Óleos Essenciais, os resultados podem ser muito mais eficazes.
Não é necessário recorreres aos salões de beleza para conseguires ter um cabelo bem hidratado. Com os produtos certos, vais conseguir hidratar e reparar o teu cabelo, deixando-o com um brilho e aspeto saudáveis.
A Wulu tem uma sugestão de Máscara Reparadora que vai deixar o teu cabelo mais suave e hidratado do que nunca!
➜ Tritura muito bem no liquidificador os seguintes ingredientes: 1 Abacate Maduro, 1 colher de sopa de Mel, 1 gema de ovo e 1 colher de chá de Óleo Vegetal de Jojoba.
➜ Adiciona os seguintes Óleos Essenciais: 2 gotas de Patchouli + 2 gotas de Sândalo + 4 gotas de Palmarosa + 3 gotas de Gerânio + 2 gotas de Incenso.
➜ Humedece o cabelo ligeiramente e aplica a máscara massajando.
➜ Coloca uma touca de banho ou papel aderente à volta do cabelo e deixa atuar 30 a 60 min.
➜ Retira com água tépida e lava de seguida com champô.
Nota: Esta receita deve ser utilizada em 2 a 3 dias, pois como tem alguns ingredientes perecíveis, estraga-se com facilidade. Guarda no frio se não usares de imediato.
No início do artigo falamos-te da importância de adequar os produtos aos tipos de cabelo por isso, par terminar, a Wulu apresenta-te 1 sugestão de sinergia adequada a cada um!
➜ Cabelo Seco: Em 250ml champô obrigatoriamente biológico junta 5 gotas de cada um destes Óleos Essenciais: Patchouli + Alecrim + Sândalo.
➜ Cabelo Misto: Em 250ml champô obrigatoriamente biológico junta 5 gotas de cada um destes Óleos Essenciais: Lavanda + Eucalipto + Alecrim.
➜ Cabelo Oleoso: Em 250ml champô obrigatoriamente biológico junta 5 gotas de cada um destes Óleos Essenciais: Limão + Alecrim + Lemongrass.
Aplica o champô no início do banho e deixar atuar no mínimo 5 min. Enxagua e seca um pouco com a toalha. Aplica com um spray uma mistura de 50/50 de vinagre de cidra e água destilada. Não voltar a passar por água (não te preocupes, o teu cabelo não vai ficar a cheirar a vinagre!).
Se precisares de algum dos produtos que te indicamos podes encontrá-los a todos no site da WULU! (basta clicares sobre cada um dos produtos sublinhados).
Este artigo tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.
0 comentários no artigo Aromaterapia na Saúde da Mulher