Para que servem os Óleos Essenciais e como utilizá-los?
Os Óleos Essenciais têm imensas propriedades e podem ser utilizados em inúmeras situações (se queres descobrir para que servem os Óleos Essenciais e como os podes utilizar, consulta este artigo.)
Se te dedicares a estudar os Óleos Essenciais rapidamente irás perceber que não precisas de ter um armário cheio destes frasquinhos de gotas naturais, para conseguires melhorar a tua qualidade de vida e a da tua família de forma natural!
Neste post a Wulu partilha contigo 5 Óleos Essenciais que deves ter sempre em casa, os 5 indispensáveis na tua vida e alguns exemplos de aplicações!
Mas mesmo estes Óleos Essenciais podem ser utilizados noutro tipo de situações! Para fazeres o seu uso correto, seguro e eficaz deves adquirir conhecimento profundo sobre os Óleos, sobre as situações que pretendes tratar, conhecer as possíveis contraindicações e, acima de tudo, procurar a origem dos problemas.
➜ Hortelã-pimenta
De seu nome científico Mentha x Piperita, tem imensas aplicações terapêuticas, sendo um dos mais procurados em todo o mundo!
Graças ao seu aroma bastante agradável e refrescante, a grande maioria das pessoas elege-o como o seu favorito!
Existem várias espécies de hortelãs pelo que é muito importante teres sempre a certeza que sabes qual estás a utilizar – apesar de algumas variedades terem ações terapêuticas idênticas, outras são muito diferentes.
Para garantires que estás a usar a hortelã pretendida, basta verificares o nome científico que consta na embalagem.
Eis alguns exemplos de situações em que a Hortelã-pimenta te pode ajudar:
☛ Combater a Enxaqueca (é um dos Óleos Essenciais mais utilizados nesta patologia: colocar 1 gota no local da dor (não colocar perto dos olhos) e na nuca OU fazer inalação diretamente do frasco, durante 5min, 3 vezes por dia.
☛ Dores Musculares: Diluir previamente em Óleo Vegetal de Arnica e aplicar através de massagem.
☛ Cólicas (funciona bem nas cólicas intestinais e menstruais, pois tem ação analgésica): Diluir previamente em Óleo Vegetal e aplicar através de massagem.
☛ Hálito fresco: num copo de vidro com 2 dedos de água, adicionar 1 gota de Hortelã-pimenta; bochechar e garguejar. Tomar cuidado para não ingerir esta solução quando terminar de bochechar/garguejar. Deve deitar fora.
Apesar de ser um Óleo incrível, a Hortelã-pimenta não deve ser utilizada nas seguintes situações:
- Estás grávida ou a amamentar;
- Pessoas com problemas neurológicos;
- Crianças com menos de 5 anos;
- Tensão alta (uso máximo 15 dias);
- Tratamentos homeopáticos (retira o efeito dos homeopáticos);
- À noite (pode ser estimulante).
➜ Lavanda
De seu nome científico Lavandula angustifolia, a Lavanda é o Óleo Essencial mais conhecido e utilizado em todo o mundo e, também, um dos mais seguros de utilizar, ideal para quem está a começar a sua jornada no mundo da Aromaterapia. Tem imensas propriedades e aplicações, mas é mais conhecido pela sua ação relaxante e calmante, sendo um ótimo aliado no combate à ansiedade e às insónias e pela sua excelente capacidade de regeneração da pele.
☛ Ansiedade e insónias: fazer inalação diretamente do frasco, sem tocar nas narinas OU colocar no difusor.
☛ Queimaduras: Aplicar diretamente sobre a pele OU diluir em Óleo vegetal de Rosa mosqueta e aplicar 3 vezes ao dia, até melhorias.
➜ Limão
O Óleo Essencial de Limão é na verdade uma ESSÊNCIA extraída por prensagem da casca do limão.
De seu nome científico Citrus x limon, o Limão traz alegria e boa disposição, estimula o foco e a concentração e ajuda também em problemas digestivos.
☛ Concentração: fazer inalação diretamente do frasco, sem tocar nas narinas OU colocar no difusor na sala, por exemplo, durante 15 min.
☛ Enjoos na gravidez: fazer inalação diretamente do frasco, sem tocar nas narinas, por 5min, 3 vezes por dia OU colocar no difusor 10 min, 3 vezes por dia.
☛ Crianças: colocar no difusor na sala, por exemplo, durante 15 min para estimular a alegria e a boa disposição.
Fazer inalação diretamente do frasco, sem tocar nas narinas para alívio dos enjoos no carro.
☛ Pernas pesadas: diluir previamente em Óleo vegetal e aplicar através de massagem ascendente, 2 vezes por dia. O Óleo Essencial de Limão é fotossensível, pelo que não o deves aplicar topicamente antes da exposição solar.
➜ Árvore de Chá (Tea tree)
O Óleo Essencial de Tea Tree ou Árvore de Chá é um dos mais conhecidos e o 2º mais utilizado em todo o mundo!
De seu nome científico Melaleuca alternifolia, é um Óleo Essencial muito versátil e com imensas aplicações que vão desde os problemas de pele, como por exemplo o acne, à candidíase, otites ou micoses!
☛ Micoses na unha: colocar diretamente 2 gotas, 2 a 3 vezes por dia. Aplicar em ciclos de 20 a 30 dias; fazer pausa de 3 dias; retomar a aplicação.
☛ Sistema imunitário: colocar no difusor na sala, por exemplo, durante 15 min por dia.
Podes colocar num difusor em casa para purificar o ar quando alguém está doente (constipado, por exemplo.), diminuindo a probabilidade de contaminação entre as pessoas que coabitam, além de estimular o sistema imunitário.
☛ Combater o acne: aplicar uma gota nas pústulas, quando o acne é mais pontual. Adicionar 3 gotas ao teu creme de rosto biológico quando toda a face tem tendência acneica.
☛ Cortes e feridas: graças à sua ação antisséptica, é ótimo para desinfetar superfícies de feridas e cortes. Aplicar 2 gotas puras diretamente no corte ou ferida.
➜ Cedro
De seu nome científico Cedrus atlantica o cedro é um dos óleos dos medos. Dá serenidade, paciência e ao mesmo tempo clareza mental, para olharmos para o passado em aceitação.
Dá a confiança necessária para não continuarmos presos lá atrás. Ajuda a conectar com a realidade, sendo um dos óleos de excelência do enraizamento.
☛ Ansiedade: fazer inalação diretamente do frasco, sem tocar nas narinas OU colocar no difusor na sala, por exemplo, durante 15 min.
☛ Pernas pesadas: diluir previamente em Óleo vegetal e aplicar através de massagem ascendente, 2 vezes por dia.
☛ Queda de cabelo: diluir previamente em champô biológico e aplicar através de massagem no couro cabeludo.
Se queres saber como deves guardar os teus frasquinhos de forma correta e quais os critérios de qualidade que tens de ter em atenção antes de adquirires os teus Óleos Essenciais, a Wulu convida-te a ler este artigo.
E se precisares de algum dos produtos que te indicamos podes encontrá-los a todos no site da WULU! (basta clicares sobre cada um dos produtos sublinhados).
Este artigo tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.
0 comentários no artigo Aromaterapia na Saúde da Mulher